quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pan Gu , P´an Ku ou King Pan

Pan Gu, P´an Ku ou King Pan - O “homem primordial”, é um dos personagens mais antigos da tradição chinesa. Pan ku é um mito cosmogônico arcaico citado pela primeira vez em um texto escrito por Xu Zheng, escritor que viveu no chamado “Período dos Três Reinos” (220 a 265 d.C.).

Segundo a tradição, no início havia o Vazio, dentro do qual surgiu um ovo (em algumas versões o ovo é apresentado como sendo de pedra), no interior desse ovo estava Pan Ku que permaneceu 18 mil anos.

“Antigamente, após a morte de Pan Ku sua cabeça se tornou os Quatro Picos, seus olhos o sol e a lua; suas veias, os rios e os mares; seus cabelos e sua barba, as ervas e as árvores... As lágrimas de Pan Ku foram os rios seu sopro o vento, sua voz, o trovão; a pupila dos seus olhos, a claridade. (”Chou-yi ki, tradução do chinês para o francês por Maspero citado por Schipper,pág. 156. 1982).



Passados 18 mil anos Pan Ku despertou e rompeu a casca, temeroso de que o ovo se fechasse, expandiu as pernas e os braços o máximo possível, afastando as partes e criando o céu e a terra. Neste processo, levou outros 18 mil anos.

Ao mesmo tempo cresceu, vindo a se transformar em um gigante de dimensões ilimitadas – de tal forma que, ao morrer, deu origem ao mundo que conhecemos.

Em Larre (1980) o mito de Pan Ku refere-se ao seu olho esquerdo ter se transformado no Sol, o direito na Lua, os cabelos nas estrelas, a pele e os músculos no solo, os ossos nas montanhas e nos minerais, o sangue nos mares e rios, a respiração nas nuvens e no ar. Segundo algumas lendas, o brilho de seu olhar teria dado origem aos relâmpagos. Os insetos que lhe cobriam a pele se transformaram nos animais do mundo.

Entre os Miao, os Yao e os Li – três das muitas etnias que formam o povo chinês – Pan Gu é representado como um gigante com corpo de homem e cabeça de cão.

Textos clássicos como o Laozi bian hua jing (“O livro das transformações de Lao-Tsé”) atribuem a Pan Ku o papel de fundador do Taoísmo. Trilhões de anos depois de Pan Ku, surgiu Nu Wa, que seria a responsável pela criação da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário